Translate

Requisitos Basicos Para Trabalhar em Navio / Por Onde Começar

Heeeeeey, tudo bem com vocês? Então, vou sair um pouco da minha vida de USA, para falar um pouco sobre navio (saudaaaaaaaaades). Nesse blog você encontra muita informação legal sobre trabalho em navio, mas depois de um comentário que eu recebi esses dias, me dei conta de que o basicão mermo eu não tenho aqui. Eu nunca parei pare escrever qual é o primeiro passo pra você que caiu de paraquedas nesse mundo de gente doida que sonha em navegar os sete mares ou conhecer a terrinha do Tio Sam. Então vamos lá, vou falar os requisitos no ponto de vista da agencia e no meu ponto de vista.
Trabalho em Navio
Por onde começar:
Começa-se lendo. Leia tudo, todos os blogs, veja todos os vídeos. Saiba tudo que for possível saber ainda estando em terra. Converse com pessoas que gostam da vida a bordo e com pessoas que odiaram. Pariticipe de grupos no facebook ou whatsapp, saiba onde você está querendo se enfiar. Leia esse post:  Trabalhar em Navio não é para qualquer um não, sabia?

Os requisitos básicos são:
  1. Maior de 18 anos (para companhias americanas, maior de 21 anos) 
  2.  Inglês pelo menos nível Intermediário (para algumas funções e companhias deve-se ter inglês fluente, já vi gente com inglês nenhum e não aconselho LEIA AQUI) 
  3. Conhecimento na área pretendida. 
  4. Curso STCW + SSA + CFPN + cursos de acordo com a cia que você for trabalhar.  Clique aqui para imagens fortes deste curso (700 - 1400 $) 
  5. Passaporte (257 $)
  6. Visto C1/D (180 DOLARES). Varia de acordo com a cia que vai trabalhar.
  7. Marlin's Test (15 dolares). Só é aplicado por algumas cias para avaliar o nvel de inglês.
Os outros requisitos mudam de acordo com a posição. A bordo nós somos divididos entre Crew, Staff e oficiais. 

Crew são todos aqueles que fazem os trabalhos mais pesados como restaurante, bar, housekeeping, e por ai vai. Esses são também os que NORMALMENTE ganham mais dinheiro porque recebem gorjetas.
No caso eu fazia parte dos que não se incluiam no "normalmente" ali de cima, mas a gente se divertia, pelo menos
Staff normalmente possuem pré-requisitos mais rigorosos. Uma porque algumas posição tem funções mais técnicas e também porque o numero de staff's a bordo é bem menor que o numero de crew's logo menos pessoas são contratas o que aumenta a concorrência. Staff são todo o pessoal da recreação, Fotógrafos, Vendas, Áreas Administrativas, Recepção, Excursão e Sport Staff. Para aplicar para as posições de staff a agencia pede um nivel de ingles um pouco melhor (eles dizem fluente, mas para algumas cias aquele fluente a nível Brasil). Algumas pedem outros idiomas e formação acadêmica.

Oficiais são os que trabalham igual o pai do Kiko

MINHA OPNIĀO
Requisitos básicos/ Dicas
  1. Em primeiro e sem duvida nenhuma mais importante é não ter preguiça de trabalhar. 
  2. Ter plena consciência que você esta embarcando a trabalho e não a turismo.
  3. Ter pelo menos inglês intermediário, porque embora com inglês básico de para embarcar SIM, dificulta muito a vida lá dentro e não é isso que a gente quer, certo? Alem do que, sempre acontecem de desembarcarem pessoas que não falam inglês. LEIA AQUI Vamos evitar tudo isso, inglês a bordo também é questão de segurança. Vai estudando (farei um post de links para estudar online).
  4. Saibe que as vezes nem todo mundo vai te apoiar e esteja preparado para lidar com isso. Leia aqui
  5. Saber onde quer trabalhar. Existe uma seleção, é exigido experiencia na área, mas eu já vi gente embarcando de staff que não tinha nada com nada. (Não estou dizendo que ser staff é melhor, porque pra mim melhor é fazer dinheiro). Mas a questão é não aceitar qualquer e primeira coisa que a agencia oferecer por não saber onde quer trabalhar (como eu fiz). Quem não sabe o que quer só serve para tapar buraco.  Olha as posições, vê o que você acha que se encaixa pra você, o que você tem experiência na área e o que você gostaria de fazer (pé no chão por favor hahaha, de capitão é mais difícil ). Não adianta nada aplicar para fotografia se você só sabe tirar selfies. Tambem não precisa ser profissional, mas noção é importante.
  6. Ter noção de que estamos falando de um dos tipos de trabalho mais pesados que eu já ouvi falar. Serão 11 horas (ou bem mais) por dia e não haverá NENHUM DIA DE FOLGA. 
  7. Algumas posições como animação por exemplo, exigem formação acadêmica, mas eu to cansada de ver gente que não tinha nada e embarcou, ou parou a faculdade na metade e esta lá. Tudo depende, pesquisa, lê, se informa. 
Não de bobeira, não perca o seu tempo caso isso não for pra você. Dinheiro ta difícil pra gente ficar desperdiçando com cursos, e o tempo não volta caso você chegue lá na frente e veja não tem o seu perfil.

Meu processo, embarque, contrato, desembarque e vida pós navio AQUI

PROCESSO SELETIVO:
  1. Isso também pode variar um pouco de cia para cia e posição, mas no geral você entra no site das agencias recrutadoras e preenche um formulário com o seu currículo. Caso você seja aprovado recebera um email com o agendamento da primeira entrevista que pode ser presencial ou por skype.
  2. Para saber sobre a minha entrevista clique aqui. Se aprovado eu aconselho a já dar entrada no passaporte. Ele tem que ter validade de bastante tempo (2 anos se não me engano) e se não tem, já da entrada em outro. Link para tirar o passaporte.
  3. Dai então ira para a segunda entrevista com a cia que for indicado, também pode ser presencial ou por skype. 
  4. Depois de aprovado eles vão marcar a data dos cursos STCW e CFPN.
  5. Com o certificado na mão é só aguardar a data (que normalmente leva um seculo). Quando a data chega eles agendam os exames (400 - 800 $). Se estiver tudo ok, pode fazer as malas e embarcar para a experiência mais insana da sua vida. 
  6. Você pode embarcar no Brasil caso vá para algum navio que esteja fazendo temporada brasileira ou fora. Alguns lugares existem visto, mas a cia vai tomar conta do processo. Algumas cias pagam a sua passagem, outra não (1500 - 3000 $, depende) Algumas reembolsam, outras não. Os exames na Costa são reembolsados e a passagem paga pela cia. 
Algumas posições tem um processo um pouco diferente, com mais etapas mas no geralzão é isso.

Algumas cias de cruzeiro recrutam direto sem precisar passar por uma agencia, mas o jeito mais comum é através dessas empresas:
Agencias que eu conheço:
http://www.infinitybrazil.com.br/
http://www.rosadosventosbrasil.com.br/
http://www.grupovalemar.com/
http://www.ismbr.net/
http://www.portsideagencia.com.br/
http://www.openseasbrazil.com/site/

IMPORTANTE: Eu não paguei nada no meu processo seletivo. Algumas agencias vendem um curso pra você aprender sobre "VIDA A BORDO", não faça. Muda de agencia. Leia o meu blog que eu garanto que vai ser muito mais informativo que qualquer coisa que eles possam falar nesses cursos, e é de graça. Só pague cursos depois que já estiver contrato.

Eu acho valido se candidatar em mais de uma agencia ao mesmo tempo e ver o que elas tem a te oferecer. Isso não ira te prejudicar futuramente. 

Caso eu não tenha falado tudo, deixa aqui nos comentários que a gente vê o que faz ta bom?:)

Boa Sorte e que bons ventos guiem todos vocês!!!
Share on Google Plus

About Harlye Mielli

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Labels

Tripulante Navio Au Pair Diario de Bordo Costa Fascinosa Temporada Europeia Illinois histórias de crew Crewlife Fase 4: De volta ao Buffet Snack Stward Summer 2016 Living in Russia WINTER 2015/2016 Moscow Fase 2: Europa Chicago Spring 2016 Aconteceu no Fascinosa Fase 6: Ultimo Cruzeiro Temporada Brasileira crewfamily Fase 1: O Começo Processo de Embarque Divirta-se Capos Namorado Cabinmate SUMMER 2015 Namoro a bordo FALL 2015 Fase 5: Reta Final St. Petersburgo Bratta Familia Supervisores Cabine Processo Au Pair TAG: Vida de Snack Bia California Road Trip Data de Embarque Brasil Veneza-Italia Crew Bar Fase 3: Ass. Witress Horarios Mykonos-Grecia Vida-pós-Navio Costa Crociere Dicas warning Aprenda Russo Ass Waitress Grecia Trabalho em Navio relacionamentos Academia Buffet Crew Party training Aviação BRASIL X EUROPA Cherepovets Comissária de Voo Las Vegas Santorini fim de contrato Celular Comida a Bordo Let Pro Flight Rio de Janeiro despedidas Arizona Bari-Italia Dinheiro Navegação Port Manning Russia salario At sea Buenos Aires Colorado Dubrovinik Croacia Filipino Folgas Infinity Ingles Saudade Saudades Thayse Uniforme Vida de Snack drill Anac Aniversarios Cabelos Comida Corfu-Grecia Crossing Data de Embaque Dirigindo nos EUA Embarcation Day Inspeção de cabine Malas Natal New York Overnight Salvador Santos Treinamentos bambini compras guests medico a bordo ABOUT ME Academia a bordo Banheiromate Brasileiros Cabelo Costa Pacifica Crew Beach Desembarque Fascinosa Formatura Ilha Bela Internet Mafia Meeting Capitão Minnesota Provas Pós- Russia Red Square Schedule Side Job Sobrevivencia- Selva e Marinharia Travel Tips dançarinos evaluation transferencia de navio 21 anos 21 anos na Grecia Aeroporto de Madrid-Barajas Aeroporto de Roma Alitalia American Life Assalto CFPN Cambuza Cantando Carnaval Copa do mundo Costa Mobile ou Costa In touch Costa NeoRiviera Entrevista Europa Exames- Navio Fall 2016 Familia a bordo Feminismo Filipinos Flight attendant Flowchart Folga Gastos Hard Rock Itinerário Kentucky LIfe on board Living in USA Loira a bordo Maceio Malaga-Espanha Mamagaio Mareado Meu filho quer embarcar! E agora? Nashville O que levar nas malas? Palermo-Italia Portugal Processo seletivo RFE Reembarque Reflexão Reportagem TV Riniti Rotina STCW ou CBSN Secador e chapinha Sta Cruz de Teneriffe-Espanha TIM Televisão Tennessee Uruguai-Punta Del Este e Montevideu Videos Vizinhas Vocabulario Voo Wifi Wisconsin abandon ship aniversario na grecia comunicação disney laudry massagem a bordo metri off passageiros staff ´Reembaque